Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Leptospirosis in slaughtered cows in the Triangulo Mineiro, Minas Gerais: prevalence, serological profile and renal lesions / Leptospirose em vacas abatidas no Triângulo Mineiro, Minas Gerais: prevalência, perfil sorológico e lesões renais

Magalhães, Geórgia Modé; Alvarenga, Paula Batista de; Medeiros-Ronchi, Alessandra Aparecida; Moreira, Thais de Almeida; Gundim, Ligia Fernandes; Gomes, Dayane Olímpia; Lima, Anna Monteiro Correia.
Biosci. j. (Online) ; 36(2): 539-545, 01-03-2020. graf, tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1146416
A leptospirose é uma zoonose que afeta várias espécies de animais domésticos e silvestres e importante causa de prejuízos à bovinocultura nacional. Objetivou-se determinar a prevalência da leptospirose e identificar os sorovares de Leptospira interrogans mais freqüentes na região do Triângulo Mineiro, além de avaliar microscopicamente as lesões renais e correlacionar estas lesões com sorovares específicos. Foram coletadas amostras de soro sanguíneo e fragmentos de rim de 100 fêmeas bovinas em abatedouro e, destas 100 amostras, 48% foram positivas. Os sorovares para os quais houve mais animais reagentes foram Wolffi (24%), hardjo (21%) e Hebdomadis (18%). Dentre as amostras positivas, 14/48 apresentaram títulos de anticorpos aglutinantes superiores a 1100 e notou-se que 70,83% dos animais soropositivos reagiram a mais de um sorovar de Leptospira interrogans. Somente uma propriedade não possuía vacas sororreagentes para leptospirose e das nove propriedades estudadas, seis (66,66%) apresentaram animais soropositivos ao sorovar Hebdomadis. Ao exame histopatológico, as alterações microscópicas mais encontradas em animais positivos foram hialinização (81,25%), congestão (81,25%) e degeneração hidrópica (70,83%). Porém, essas alterações histopatológicas também foram encontradas em rins de animais negativos à sorologia, como hialinização (80,77%), congestão (48,07%) e degeneração hidrópica (55,77%) e estes achados não apresentaram correlação com positividade. O exame histopatológico dos rins não é indicado para substituir o diagnóstico sorológico da leptospirose, podendo ser utilizado somente como um exame complementar. Apesar da frequência de animais sororreagentes ser baixa na região do Triângulo Mineiro, a doença está presente em um grande número depropriedades. Chama a atenção a alta frequência do sorovar Hebdomadis, podendo ser considerado um sorovar emergente na região. A avaliação da frequência deste sorovar em outras regiões se torna importante, pois uma vez verificada, deve resultar na recomendação da inclusão deste sorovar no controle da leptospirose.
Biblioteca responsável: BR396.1