Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

HIV infection in pregnant women and its challenges for the prenatal care / Infección por VIH en embarazadas y los desafíos para la atención prenatal / Infecção por HIV em gestantes e os desafios para o cuidado pré-natal

Trindade, Lidiane de Nazaré Mota; Nogueira, Laura Maria Vidal; Rodrigues, Ivaneide Leal Ataide; Ferreira, Angela Maria Rodrigues; Corrêa, Gracileide Maia; Andrade, Natasha Cristina Oliveira.
Rev. bras. enferm ; 74(supl.4): e20190784, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1149747
RESUMO

Objetivo:

Analisar o perfil epidemiológico da infecção pelo HIV em gestantes.

Métodos:

Estudo analítico com abordagem quantitativa.

Resultados:

A taxa de HIV em gestantes aumentou de 1,5 em 2010 para 3,3 casos/mil nascidos vivos em 2017. Verificou-se associação significante entre o prénatal e as variáveis escolaridade (p < 0,0001), ocupação (p = 0,0105), idade gestacional (p < 0,0001) e tipo de parto (p < 0,0001). A taxa média de adesão ao tratamento antirretroviral no pré-natal foi de 68,8% (DP = ± 3,7).

Conclusão:

As elevadas taxas de detecção de HIV em gestantes remetem à necessidade de intensificação do cuidado às mulheres durante o pré-natal, com garantia de integralidade da assistência, diagnóstico precoce e aprimoramento de estratégias para a melhoria da adesão ao tratamento antirretroviral visando à supressão viral materna no momento do parto e redução do risco de transmissão vertical.
Biblioteca responsável: BR21.1