Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil epidemiológico de mortalidade por suicídio no Brasil entre 2006 e 2015 / Epidemiological profile of mortality by suicide in Brazil between 2006 and 2015

Mata, Kaio Cruz Ramos da; Daltro, Mônica Ramos; Ponde, Milena Pereira.
Rev. Psicol., Divers. Saúde ; 9(1): 74-87, Março 2020. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1254486

OBJETIVOS:

Descrever o perfil sociodemográfico das vítimas de suicídio no Brasil entre 2006- 2015. MÉTODOS E MATERIAIS Utilizaram-se dados do SIM e DATASUS. Analisaram-se incidências por raça/cor, escolaridade, faixa etária, de 2006-2015. Compararam-se variações na mortalidade por suicídio com mudanças regionais nos indicadores de características socioeconômicas e demográficas.

RESULTADOS:

As maiores causas de suicídio foram enforcamento, lesão por armas de fogo, autointoxicação por pesticidas. Os mais acometidos foram os menos escolarizados, adultos jovens (entre 20-39 anos) ou maiores de 60 anos. As taxas entre homens são 3,7 vezes maiores em todas as regiões. A mortalidade mais elevada se encontra na região Sudeste e o maior crescimento percentual, no Norte. CONSIDERAÇÕES FINAIS A mortalidade por suicídio continua a crescer no país, com importantes variações regionais. O Brasil ainda carece de programas governamentais que trabalhem efetivamente na prevenção do suicídio.
Biblioteca responsável: BR333.2