Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação externa da qualidade da identificação entomológica de triatomíneos realizada na Rede de Laboratórios Públicos em Pernambuco, 2017 / Evaluación externa de la calidad en la identificación entomológica de triatominos realizada en la red de laboratorios públicos en Pernambuco, Brasil, 2017 / External quality assessment of entomological identification of triatomines carried out in the Pernambuco Public Health Laboratory network, Brazil, 2017

Silva, Maria Beatriz Araújo; Borba, Rosiely Felix Bezerra; Ferreira, Geane Maria de Oliveira Gonçalves; Medeiros, Carolina de Araújo; Rocha, Dayse da Silva.
Epidemiol. serv. saúde ; 30(2): e2020877, 2021. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1279004

Objetivo:

Avaliar a qualidade da identificação de triatomíneos na rede de laboratórios do estado de Pernambuco, Brasil.

Métodos:

Os nove laboratórios participantes receberam material de apoio com as chaves dicotômicas e um painel composto por sete insetos triatomíneos conhecidos no estado, para identificação da situação do espécime no recebimento (estrutura completa ou danificada), espécie e sexo.

Resultados:

Nove laboratórios de 12 aderiram ao estudo. A proporção de acerto para identificação do sexo foi de 56/63, e para espécie, 45/63, não apresentando relação direta com a ocorrência de danos nas estruturas morfológicas durante o transporte dos insetos. Para Panstrongylus megistus, houve acerto em todos os espécimes (9/9), enquanto para espécies do gênero Rhodnius a proporção foi menor (3/9).

Conclusão:

Apesar do bom desempenho na identificação entomológica, as fragilidades observadas poderão orientar ações para melhoria na rede de laboratórios e serão essenciais para os programas de controle vetorial da doença de Chagas.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1