Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Implications of self-reported fragility on the quality of life of older adults: a cross-sectional study / Implicaciones de la fragilidad auto declarada en la calidad de vida de adultos mayores: estudio transversal / Implicações da fragilidade autorreferida na qualidade de vida do idoso: estudo transversal

Souza Júnior, Edison Vitório de; Cruz, Diego Pires; Silva, Cristiane dos Santos; Rosa, Randson Souza; Siqueira, Lais Reis; Sawada, Namie Okino.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 55: e20210040, 2021. tab
Artigo em Inglês | BDENF - Enfermagem, LILACS | ID: biblio-1287931
RESUMO

Objetivo:

Analisar a associação entre fragilidade autorreferida e qualidade de vida de idosos.

Método:

Estudo transversal realizado com idosos brasileiros entre julho e outubro de 2020. Foram aplicados três instrumentos para obtenção dos dados biossociodemográficos, de fragilidade e qualidade de vida. Os dados foram analisados com o teste de Kruskal-Wallis, correlação de Pearson e regressão linear multivariada, adotando intervalo de confiança de 95% (p < 0,05).

Resultados:

Participaram 662 idosos. Todas as facetas da qualidade de vida estiveram correlacionadas significativamente e negativamente com redução da força, redução da velocidade de caminhada, baixa atividade física e fadiga relatada, com exceção da perda de peso. Na análise de regressão, diferentes componentes da fragilidade foram associados à qualidade de vida, porém, todas com relação negativa.

Conclusão:

A fragilidade autorreferida possui relação negativa com a qualidade de vida, ou seja, a majoração da escala de fragilidade implica redução de diferentes magnitudes na qualidade de vida dos idosos.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1