Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Manejo deglutorio del adulto mayor institucionalizado por parte de técnicos en enfermería: un estudio cualitativo / Swallowing Management of Institutionalized Older Adults by Nursing Technicians: A Qualitative Study / Manejo deglutório do idoso institucionalizado por parte de técnicos em enfermagem: um estudo qualitativo

Henríquez, Felipe; Ferrufino, Jordan; Inzunza, Nicol; Ñancucheo, Ana; Padilla, Eduardo; Soldán, Valeska; Morales, Camilo.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 18(3): 104-120, dic. 2020. tab
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1289156
Resumo Introdução: se busca aprofundar acerca do manejo cotidiano das complicações da deglução em centros do idoso, os quais geralmente os assume o técnico ou auxiliar de enfermagem (TENS) os quais são os encarregados de sua alimentação. Materiais e métodos: levou-se a cabo um estudo com enfoque qualitativo baseado na teoria fundamentada. Se realizaram focus group e entrevistas em profundidade a 18 TENS de 3 estabelecimentos de longa estadia em Auracanía, Chile. Se analisaram os dados através de codificação aberta e axial, obtendo-se 6 categorias analíticas sobre esta situação. Resultados: os TENS e auxiliares da alimentação reportaram desconhecimento do uso e pertinência destas, comentando para além de ditas manobras foram aprendidas através da observação a outros profissionais itinerantes dentro do centro, e não produto da formação ou trabalho interdisciplinar. Conclusão: devido ao contexto e às limitações derivadas da formação dos TENS, surge a necessidade de incrementar seus conhecimentos e melhorar suas práticas relacionadas à deglução e alimentação, com o objetivo de diminuir o risco de ocorrência de situações que agravem a saúde dos idosos. Se discute para além da pertinência de que estes centros contem com profissionais idóneos em quanto à abordagem dos transtornos da deglução, que contribuíram também a melhorar estes aspectos, em função do trabalho coordenado com o resto da equipe.
Biblioteca responsável: CO285.1