Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Múltiplos sentidos após a estomização: implicações para o início da socialização de pessoas com câncer colorretal / Significados múltiples después de la estomización: implicancias para el inicio de la socialización de personas con cáncer colorrectal / Multiple meanings after stomization: implications for the beginning of socialization of people with colorectal cancer

Correa Júnior, Antonio Jorge Silva; Mendes, Clarissa Porfírio; Pastana, Elizama Nascimento; Sonobe, Helena Megumi; Teles, André Aparecido da Silva; Santana, Mary Elizabeth de.
Cogit. Enferm. (Online) ; 26: e72932, 2021. graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1345855
RESUMO

Objetivo:

compreender os sentidos atribuídos por pessoas com câncer colorretal e seus acompanhantes acerca do tratamento cirúrgico com estomização.

Método:

estudo etnográfico ancorado na sociologia compreensiva e pequenas narrativas. Realizado em clínica cirúrgica e ambulatório de um Centro de Alta Complexidade em Oncologia, Pará, Brasil, com 22 participantes. A coleta ocorreu entre julho de 2018 e fevereiro de 2019, por observação e registro em diário de campo e entrevistas semiestruturadas, com posterior análise de conteúdo indutiva.

Resultados:

apreenderam-se Visualização da bolsa e o novo modo de encararem suas vidas; Sentidos angustiantes; Aprendizado no pós-operatório, a família e o apoio instrumental; Mudanças em atividades laborais, prazerosas e ameaça ao lazer e vaidade; Personificação do "corpo estranho" e indícios de interiorização.

Conclusão:

a socialização secundária foi explicada pelos círculos concêntricos de socialização. A enfermagem precisa atuar compartilhando conhecimentos técnico-procedimental-informacionais, informando para os adoecidos e acompanhantes as responsabilidades da esfera macrossocial.
Biblioteca responsável: BR21.1