Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Fatores associados à infecção em grupos com condições clínicas de risco para complicações por covid-19 / Factores asociados a infección en grupos con condiciones clínicas de riesgo de complicaciones por covid-19 / Factors associated with infection in groups with clinical risk conditions for complications from covid-19

Silva Júnior, Fernando José Guedes da; Sales, Jaqueline Carvalho e Silva; Vieira, Chrystiany Plácido de Brito; Costa, Ana Paula Cardoso; Campos, Luana Ruth Braga; Miranda, Priscilla Ingrid Gomes; Silva, Andreia Alves de Sena; Rodrigues, Karoline Alencar.
REME rev. min. enferm ; 25: e1406, 2021. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1356685
RESUMO Objetivo: analisar fatores de risco associados à infecção por COVID-19 em grupos com condições clínicas de risco para desenvolvimento de complicações pela doença. Método: estudo censitário, retrospectivo, com dados oriundos de testagens rápidas para COVID-19 realizadas em unidades básicas de saúde Fast Track de Teresina-Piauí, entre 26 de abril e 15 de julho de 2020. Analisaram-se informações de 16.449 indivíduos por meio de formulário padrão e, em caso de testagem positiva, também das fichas de notificação de síndrome gripal suspeito de doença pelo coronavírus 2019. Para análise estatística, utilizou-se o Statistical Package for the Social Science, versão 22.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí. Resultados: 22,30% dos investigados apresentavam algum fator de risco para desenvolvimento de complicações pela COVID-19. Verificou-se associação estatisticamente significativa entre resultado do teste para COVID-19 e fator de risco cardíaco (p=0,020), diabetes mellitus (p=0,000), hipertensão arterial (p=0,000), tabagismo (p=0,013) e dislipidemia (p=0,028). Quanto à conduta adotada diante dos resultados positivos para COVID-19, detectou-se associação com as variáveis fator de risco (p=0,000), fator de risco cardíaco (p=0,000), diabetes mellitus (p=0,000) e obesidade (p=0,003). Possuir fator de risco, problema cardíaco, diabetes ou obesidade apresentou relação com a gravidade da COVID-19, representada pela conduta de encaminhamento ao serviço de urgência. Conclusão: o estudo fornece quadro abrangente de informações em resposta à pandemia de COVID-19 na capital do Piauí. Acredita-se que subsidiará o desenvolvimento de ações de controle, especialmente entre aqueles com condições de risco para complicações pela doença.
Biblioteca responsável: BR21.2