Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desafios enfrentados pelos técnicos em enfermagem no cuidado ao paciente obeso no ambiente hospitalar / Challenges faced by nursing technicians in caring for obese patients in the hospital environment / Desafíos de los técnicos de enfermería en la atención de pacientes obesos en el entorno hospitalário

Sebold, Luciara Fabiane; Silveira, Bárbara Mohr; Girondi, Juliana Balbinot Reis; Amante, Lúcia Nazareth; Justino, Juliana Simas.
Enferm. foco (Brasília) ; 12(5): 901-907, dez. 2021.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1366735
Objetivo: Conhecer os desafios enfrentados pelos técnicos em enfermagem no cuidado aos pacientes obesos em unidades de internação hospitalar. Métodos: Estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, norteado pela ferramenta Equater - Consolidated criteria for reporting qualitative research, realizado com 28 técnicos em Enfermagem de hospitais públicos do sul do país. Resultados: Emergiram três categorias: A sobrecarga física do técnico em enfermagem e a segurança do paciente; a cooperação entre a equipe de enfermagem para a realização do cuidado; as tecnologias (in) disponíveis para o cuidado. Conclusão: Cuidar de um paciente obeso é desafiador. O quantitativo de profissionais da equipe de enfermagem e a falta de equipamentos pode influenciar no processo de trabalho, e consequentemente compromete a segurança do paciente obeso. Por isso a importância de realização de ações e estratégias que contribuam para o cuidado de enfermagem seguro e específico para a paciente obeso nas mais diversas realidades. (AU)
Biblioteca responsável: BR1898.2