Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Proposta de roteiro para avaliação dos fatores ambientais de crianças e adolescentes sob a perspectiva da CIF / Proposal of a roadmap for the assessment of environmental factors in children and adolescents from the ICF perspective

Dornelas, Lilian de Fátima; Defilipo, Érica Cesário.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 12(1)jan., 2022. ilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1373671

INTRODUÇÃO:

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aponta que os fatores ambientais constituem o ambiente físico, social e atitudinal no qual as pessoas vivem e conduzem suas vidas, podendo atuar como facilitador ou barreira. Na área da fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente, o ambiente tem sido destacado como um importante componente no processo de avaliação, estabelecimento de metas e na escolha de intervenções voltadas para a participação social.

OBJETIVO:

Propor um roteiro de perguntas que envolvam os principais fatores ambientais relacionadas às crianças e adolescentes sob a perspectiva da CIF, visando nortear o profissional no processo de avaliação.

METODOLOGIA:

Estudo descritivo que envolveu a identificação das categorias da CIF mais apropriadas para os principais itens correspondentes a um roteiro de perguntas para avaliação de fatores do ambiente físico, atitudinal e social na área da Fisioterapia neurofuncional da criança e do adolescente. A construção do roteiro de perguntas para avaliação se deu em 5 fases.

RESULTADOS:

O roteiro proposto em formato de entrevista foi composto por 12 perguntas com 30 categorias que avaliam o ambiente físico, atitudinal e social na área neurofuncional da criança e do adolescente. A opção de resposta foi de acordo com os qualificadores e transportados para uma escala visual.

CONCLUSÃO:

A proposta do roteiro de avaliação dos fatores ambientais pode ajudar no processo investigatório sobre facilitadores e barreiras no ambiente da criança ou do adolescente.
Biblioteca responsável: BR333.2