Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Evolução temporal e distribuição espacial da hanseníase em município de baixa endemicidade no estado de São Paulo / Evolución temporal y distribución espacial de la lepra en una ciudad de baja endemia en el estado de São Paulo, Brasil / Temporal evolution and spatial distribution of leprosy in a municipality with low endemicity in São Paulo state, Brazil

Ramos, Antônio Carlos Vieira; Martoreli Júnior, José Francisco; Berra, Thaís Zamboni; Alves, Yan Mathias; Barbosa, Tatiana Pestana; Scholze, Alessandro Rolim; Assis, Ivaneliza Simionato de; Palha, Pedro Fredemir; Gomes, Dulce; Arcêncio, Ricardo Alexandre.
Epidemiol. serv. saúde ; 31(1): e2021951, 2022. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1375389
Objetivo: Analisar a distribuição espacial e temporal da hanseníase em cenário de baixa endemicidade no estado de São Paulo, Brasil. Métodos: Estudo ecológico, sobre casos de hanseníase notificados no município de Ribeirão Preto, entre 2006 e 2016. A tendência temporal da taxa de detecção de hanseníase foi verificada mediante decomposição de séries temporais, e identificadas as áreas de alta e de baixa ocorrência da doença utilizando-se a técnica Getis-Ord Gi*. Resultados: Foram registrados 890 casos, e a taxa de detecção apresentou uma tendência crescente no período analisado, com crescimento médio de 1% ao mês. Identificaram-se áreas de alta ocorrência da doença na região norte do município (99% e 95% de confiança). Conclusão: A taxa de detecção de hanseníase apresentou tendência temporal crescente, e a análise espacial permitiu visualizar que a região do município com maior ocorrência da doença se caracteriza por apresentar as maiores desigualdades sociais.
Biblioteca responsável: BR275.1
Localização: BR275.1