Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Multidimensional context of technical nursing education: triangulation of meanings attributed by teachers / Contexto multidimensional de la enseñanza técnica en enfermería: triangulación de significados atribuidos por docentes / Contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem: triangulação de significados atribuídos por docentes

Sousa, Bruna Sabrina de Almeida; Nunes, Benevina Maria Vilar Teixeira; Rocha Porto, Fernando; Sampaio Nery, Inez; Moura, Maria Eliete Batista; Carvalho, Herica Emilia Félix de.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 56: e20210513, 2022. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1387280
RESUMO Objetivo: Desvelar e discutir os significados atribuídos por docentes à relação entre professor e aluno no contexto multidimensional do ensino técnico de enfermagem. Método: Pesquisa qualitativa, apoiada na teoria representacional do significado, realizada com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal da região nordeste do Brasil. Resultados: Foram desvelados os significados: perfil dos alunos; falta de preparo e de recursos financeiros; queda do rendimento e até interrupção da formação; desinteresse e resistência dos alunos; suporte acadêmico e estrutura qualificada; oportunidade de bolsas de auxílio; dedicação e olhar holístico dos docentes; respeito, ética e interatividade; preocupação com o aprendizado e desempenho do estudante, e grupo heterogêneo. Conclusão: Dificuldades sociais, financeiras e o desinteresse estudantil são as limitações que mais dificultam a efetividade do ensino. Por outro lado, o olhar holístico, a dedicação, o apoio dos docentes e a disponibilidade de recursos e suporte acadêmico são as principais características multidimensionais da vivência nesse cenário.
Biblioteca responsável: BR41.1
Localização: BR41.1