Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Educação permanente: percepção da enfermagem à luz do pensamento da complexidade / Educación permanente: percepción de la enfermería de acuerdo con el pensamiento complejo / Permanent education: perception of nursing in the light of complex thought

Backes, Dirce Stein; Bär, Karen; Costenaro, Regina Gema Santini; Backes, Marli Terezinha Stein; Souza, Francisca Georgina Macedo de; Büscher, Andreas.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 35: eAPE01906, 2022. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1393733
Resumo Objetivo Compreender como a equipe de enfermagem percebe e vivencia a Educação Permanente em Saúde em um ambiente hospitalar, à luz do pensamento da complexidade. Métodos Estudo qualitativo ancorado no pensamento da complexidade como referencial teórico e na Teoria Fundamentada nos Dados como referencial metodológico. Participaram do estudo Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem de um hospital de ensino da região central do Rio Grande do Sul, organizados em três grupos amostrais. Os dados foram coletados entre agosto/2018 e setembro/2019, por meio de entrevistas individuais. Resultados Identificou-se um movimento prospectivo de busca pessoal e coletiva, além de um intenso processo de (re)construção de saberes e práticas profissionais. Nessa dinâmica, tanto as abordagens de intervenção quanto as condições do ambiente interno e externo foram de fundamental importância para a compreensão e a (re)significação da aprendizagem como processo educativo interminável. Conclusão A compreensão de Educação Permanente em Saúde para a equipe de enfermagem vai muito além de uma política ou cronograma de atividades periódicas. Sugere-se, para tanto, que cada serviço/instituição considere a singularidade e a multidimensionalidade de seus atores, a fim de torná-los protagonistas no processo de (re)significação da aprendizagem continua e permanente.
Biblioteca responsável: BR1.2