Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise comparativa do conhecimento de estudantes de enfermagem sobre hiv/aids e sífilis / Análisis comparativo del conocimiento de los estudiantes de enfermería sobre el vih/sida y la sífilis / Comparative analysis of the knowledge of nursing students on hiv/aids and syphilis

Lima, Lucas Vinícius de; Bernardo, Pedro Henrique Paiva; Baldissera, Vanessa Denardi Antoniassi; Gil, Nelly Lopes de Moraes; Magnabosco, Gabriela Tavares; Moura, Débora Regina de Oliveira; Höring, Carla Franciele.
Rev. baiana enferm ; 36: e46715, 2022. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1407222
Objetivo: analisar o conhecimento de estudantes de enfermagem de diferentes séries da graduação em relação ao HIV/aids e sífilis. Método: pesquisa descritivo-exploratória, desenvolvida com 65 acadêmicos de enfermagem de uma universidade do Sul do Brasil. Os dados foram coletados por instrumento adaptado da Organização Mundial da Saúde. Aplicou-se teste de Kruskal-Wallis e da diferença mínima significativa de Fisher para a comparação. Resultados: houve diferença significativa do conhecimento entre as séries em aspectos específicos das infecções, como: janela imunológica do HIV, fisiopatologia da aids, modo de transmissão da sífilis, método indetectável = intransmissível do HIV e caracterização das fases da sífilis. Conclusão: a aquisição de saberes sobre HIV/aids e sífilis entre estudantes de enfermagem tende a evoluir ao longo da graduação, visto que as últimas séries apresentaram melhores escores. Todavia, o conhecimento prévio dos estudantes das séries iniciais ficou evidente e, por vezes, não se inferiorizou em relação às demais.
Biblioteca responsável: BR342.1