Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Silencioso e negligenciado: o que se sabe após quatro décadas do descobrimento do HTLV-1? / Silent and neglected: what is known after four decades of the discovery of the HTLV-1? / Silencioso y descuidado: ¿qué se sabe después de cuatro décadas del descubrimiento del HTLV-1?

Campos, Raissa Frazão; Santana, Carolina Souza; Andrade, Felipe de Oliveira; Nascimento, Jéssica Oliveira de Souza; Araújo, Thessika Hialla Almeida; Barreto, Fernanda Khouri.
Rev. baiana saúde pública ; 45(4): 81-96, 20211212.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1414889
O vírus linfotrópico T humano tipo 1 (HTLV-1) foi o primeiro retrovírus humano descoberto, descrito pela primeira vez há 41 anos. Esse retrovírus está associado ao desenvolvimento de duas doenças graves a leucemia/linfoma de células T do adulto (ATLL) e a mielopatia associada ao HTLV-1/paraparesia espástica tropical (HAM/TSP). Este trabalho teve como objetivo analisar as atualizações sobre o HTLV-1, destacando os aspectos clínicos, os avanços e as limitações no tratamento e na prevenção da infecção pelo HTLV-1. Para isso, foi realizada uma revisão integrativa, por meio de coleta de dados nas plataformas PubMed, LILACS e SciELO, entre março e abril de 2021. Foram incluídos 61 artigos de diferentes países. O Brasil foi o país com maior número de publicações na área 12. Os resultados obtidos mostram que existem avanços importantes no que diz respeito ao tratamento e à prevenção da infecção pelo HTLV-1. No entanto, a falta de estudos específicos sobre o vírus, que abordem os aspectos clínicos da infecção, foi um fator limitante para este estudo, o que reforça a necessidade de investimento em novas pesquisas sobre o tema.
Biblioteca responsável: BR15.1