Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atributos da atenção primária à sáude: a teoria e a prática em uma unidade de saúde da família na perspectiva de acadêmicos de medicina / Attributes of primary health care: theory and practice in a family health unit from the perspective of medical students / Atributos de la atención primaria de salud: teoría y práctica en una unidad de salud familiar desde la perspectiva de los estudiantes de medicina

Batista, Claudio Lucas Farias; Fernandes, Lucas Henrique; Gevaerd Júnior, Rafael Henrique; Lopes, Anália Rosário; Mombelli, Monica Augusta.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 27(2): 829-842, Maio-Ago. 2023.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-1424975
A Atenção Primária à Saúde (APS), definida a partir da Declaração de Alma- Ata, e, identificada mundialmente como uma estratégia de organização dos serviços de saúde, caracteriza-se como o primeiro nível de contato dos indivíduos, da família e da comunidade com o sistema nacional de saúde. Este trabalho constitui um relato de experiência desenvolvido a partir de uma atividade teórico-prática, que se propôs a analisar os atributos e os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde no contexto de uma Unidade de Saúde da Família (USF), no município de Foz do Iguaçu-PR, com o objetivo de relacionar a teoria com a prática, por meio de questionários, elaborados com base na literatura e, aplicado aos profissionais e usuários do sistema de saúde. Ademais, contou com a observação da rotina do processo de trabalho na unidade. A vivência oportunizou a identificação dos desafios e fragilidades referentes aos atributos da APS e dos elementos constituintes do processo de trabalho em saúde. Por fim, conclui-se que, no cotidiano dos serviços, a APS enfrenta muitas dificuldades em se estabelecer como previsto na literatura e, por isso, faz-se premente a participação social para sua efetivação e consagração como primeiro nível de contato com o sistema de saúde.
Biblioteca responsável: BR513.1