Your browser doesn't support javascript.
loading
Avaliação subjetiva da saúde e caracterização da funcionalidade de idosos domiciliados numa cidade do interior do Amazonas / Subjective health assessment and functional characterization of elderly people living in a city in the interior of Amazonas state.
Melo, Victor Cezar Mendes de; Prestes, Yandra Alves; Braga, Johrdy Amilton da Costa; Oliveira, Higor Gregore Alencar; Checchi, Maria Helena Ribeiro de; Leon, Elisa Brosina de; Campos, Hércules Lázaro Morais.
Afiliação
  • Melo, Victor Cezar Mendes de; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Coari (AM). BR
  • Prestes, Yandra Alves; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB). Coari (AM).
  • Braga, Johrdy Amilton da Costa; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus (AM).
  • Oliveira, Higor Gregore Alencar; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus (AM). BR
  • Checchi, Maria Helena Ribeiro de; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus (AM). BR
  • Leon, Elisa Brosina de; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus (AM). BR
  • Campos, Hércules Lázaro Morais; Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Manaus (AM). BR
Fisioter. Bras ; 24(2): 181-190, 2023-05-02.
Article em En | LILACS-Express | LILACS | ID: biblio-1436730
Biblioteca responsável: BR1561.1
RESUMO

Objetivo:

Realizou-se a avaliação subjetiva da saúde e da funcionalidade dos idosos domiciliados na cidade de Coari no interior do Amazonas.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal e descritivo com 81 idosos avaliados em domicílio no primeiro semestre de 2019. Aplicou-se o Who Disability Assessment Schedule (WHODAS 2.0) para avaliar funcionalidade e o questionário de avaliação subjetiva da saúde para o autorrelato da saúde.

Resultados:

Dos 81 idosos, a maioria são mulheres n = 62 (76,5%) com faixa etária de 70 a 79, que não chegaram a completar 1 ano de escolaridade n = 55 (67,9%) e possuem renda salarial igual ou inferior a 1 salário mínimo n = 72 (88,8%). Encontrou-se nenhuma ou leve dificuldade para os domínios avaliados no WHODAS 2.0 e a saúde autorrelatada foi de regular ou ruim n = 66 (81,5%) para a maioria dos idosos.

Conclusão:

Os idosos de Coari avaliados em domicílio são em sua grande maioria independentes e funcionais embora relatem autopercepção da saúde ruim comparada com outros da mesma idade.
Palavras-chave
Buscar no Google
Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Idioma: En Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil
Buscar no Google
Base de dados: LILACS Tipo de estudo: Observational_studies / Prevalence_studies Idioma: En Revista: Fisioter. Bras Assunto da revista: MEDICINA FISICA E REABILITACAO Ano de publicação: 2023 Tipo de documento: Article País de afiliação: Brasil