Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Seroprevalence of antibodies against herpesvirus type 2 in a female prison population in Mato Grosso / Soroprevalência de anticorpos contra herpesvírus tipo 2 em população prisional feminina mato-grossense

Siqueira, Nayara Cristine Marchioro Pereira; Paula, Vanessa Salete de; Villar, Livia Melo; Bonfim, Flavia Freitas de Oliveira; Santos, Marina Atanaka; Nascimento, Vagner Ferreira do; Espinosa, Mariano Martinez; Trettel, Ana Cláudia Pereira Terças.
Saúde Redes ; 9(2): 11, jun. 2023.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1444185
Descrever a soroprevalência de anticorpos contra herpes vírus simples 2 em reeducandas de uma cadeia pública feminina de Mato Grosso no ano de 2016. Trata-se de um estudo transversal com abordagem quantitativa, realizado com 50 reeducandas reclusas de uma cadeia pública feminina de Mato Grosso. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com 50 mulheres. Para determinar a soroprevalência da infecção por HSV-2, foram analisadas amostras de soro pelo método ELISA em busca de anticorpos do tipo IgG no Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz ­ RJ. A soroprevalência de HSV-2 encontrada na população avaliada foi de 80%, valor muito superior ao relatado na população geral brasileira e em outras estudos com populações prisionais em todo o mundo. O perfil das reeducandas predominou entre mulheres jovens, pardas, com baixa escolaridade, solteiras e com renda mensal baixa. O presente estudo encontrou alta soroprevalência de anticorpos contra HSV-2 nesta população. Esses dados fornecem importantes informações que podem auxiliar na implementação de ações efetivas que melhor previnam e controlem a herpes genital, bem como as demais ISTs em populações encarceradas.
Biblioteca responsável: BR1973.9