Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Resiliência em pessoas idosas diante da pandemia COVID-19: revisão integrativa / Resiliencia en personas mayores ante la pandemia de COVID-19: revisión integradora / Resilience in older adults in the face of the COVID-19 pandemic: an integrative review

Vicente, Mateus Carneiro; Fernandes, Daiane de Souza; Silva, Mauriely Paiva de Alcântara e; Silveira, Renata Cristina de Campos Pereira; Rodrigues, Rosalina Aparecida Partezani.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 36: eAPE022032, 2023. tab, graf
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-1447029
Resumo Objetivo Analisar o conhecimento produzido na literatura científica sobre a resiliência de pessoas idosas diante da pandemia COVID-19. Método Revisão integrativa da literatura com estudos primários publicados na íntegra, em Portugues, Ingles e/ou Espanhol, entre 2020 e 2022 nas bases de dados PubMed, EMBASE, LILACS, Web of Science e PsycINFO-APA. Os artigos foram exportados para o sistema Rayyan, os estudos selecionados foram lidos e inseridos em um instrumento cujos dados extraídos foram autores, ano, objetivo,tipo de estudo, amostra, média da idade, resiliência, principais resultados e conclusão. Na avaliação crítica para determinar a qualidade metodológica e nível de evidência, para estudos qualitativos utilizou-se o Guidelines for Critical Review Form Qualitative Studies , para quantitativos o Guideline Critical Review Form for Quantitative Studies e estudos mistos o Mixed Methods Appraisal Tool . Resultados Correspondem à análise final dos nove artigos publicados. Sobre às estratégias de enfrentamento, destacam-se atividades físicas, sendo estas, caminhadas, Tai-chi , corridas, exercícios de resistência e ciclismo; o uso da tecnologia de comunicação, como jogos, site de videos, teleconferencias, assistir TV e o uso de aplicativos de comunicação e as atividades de lazer, como a leitura, tocar instrumentos musicais, meditação, a arte de costura, jardinagem e pintura e estilo de vida, mantendo-se ocupado, busca de apoio social, se alimentar saudável e a manutenção de rotinas domésticas. Conclusão As pessoas idosas foram relativamente resilientes durante essa pandemia. A resiliência foi fator importante para a manutenção do bem-estar e qualidade de vida dessa população, com destaque para a prática de atividade física e o uso de tecnologias.
Biblioteca responsável: BR1.1