Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalence of congenital malformations from 2015 up to 2019, in Rondônia (RO), Amazon, Brazil / Prevalência de malformações congênitas entre 2015 e 2019 em Rondônia (RO), Amazônia, Brasil

Franco, Tainara Ferrugem; Marques, Rejane Corrêa; Miranda, Amarildo; Dórea, José Garrofe; Cunha, Mônica Pereira Lima; Buralli, Rafael Junqueira; Guimarães, Jean Remy Davée.
Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. (Online) ; 23: e20220389, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-1507319
Resumo Objetivos: determinar e caracterizar a prevalência de malformações congênitas entre nascidos vivos em Rondônia, no período de 2015 a 2019. Métodos: estudo ecológico, com dados públicos disponíveis no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos coletados em janeiro de 2021. Foi calculada a prevalência das malformações e as possíveis associações. A força de associação entre as variáveis foi medida pela razão de odds. Aquelas variáveis consideradas estatisticamente significante ao nível de 5% foram selecionadas para o cálculo de razão de odds ajustada, usando modelo de regressão logística. A linguagem de programação R foi usada para todas as análises e interação com o banco de dados. O Intervalo de Confiança considerado foi de 95%. Resultados: foram analisados 1.110 registros. A prevalência geral de malformação congênita foi de 8,36, sendo maior entre mães com idade acima de 35 anos, baixa escolaridade, solteiras, com partos prematuros; crianças com baixo peso ao nascer e baixos escores de Apgar. Conclusão: a prevalência de malformação congênita no estado foi próxima da nacional, mas houve discrepâncias entre as regiões de saúde que merecem uma investigação futura.
Biblioteca responsável: BR663.1