Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Adesão da equipe de enfermagem ao bundle de prevenção de infecções de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central nas unidades de terapia intensiva / Adherence of the nursing team to the bundle for prevention of bloodstream infections related to the central venous catheter in intensive care units

Vicente, Ana Paula Rico; Contrin, Lígia Marcia; Werneck, Alexandre Lins.
CuidArte, Enferm ; 17(1): 103-111, jan.-jun. 2023. tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-1511480

Introdução:

As Unidades de Terapia Intensiva são setores designados a prestar assistência de alta complexidade a pacientes em estado crítico de saúde e, com isso, são expostos a procedimentos invasivos como a inserção do Cateter Venoso Central. Esses cateteres são essenciais para o tratamento e a assistência de enfermagem, principalmente nas Unidades de Terapia Intensiva. As complicações relacionadas ao uso do Cateter Venoso Central podem ocorrer por problemas mecânicos e serem divididas em infecções associadas ao próprio cateter e infecção do local da saída do cateter. Além disso, práticas inadequadas no seu manuseio podem causar riscos e diversas complicações para os pacientes, como as Infecções de Corrente Sanguínea relacionadas a Cateter Venoso Central, aumentando a incidência associada às Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde, responsáveis por elevadas taxas de morbidade e mortalidade nos pacientes hospitalizados. Com vistas a garantir a segurança do paciente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) estabeleceu uma forma de reavaliar as práticas assistenciais prestadas aos pacientes e implantou os Bundles.

Objetivo:

Avaliar a adesão da equipe de enfermagem ao bundle de prevenção de infecções de corrente sanguínea relacionada ao cateter venoso central nas unidades de terapia intensiva e o índice de conformidade e não conformidade às medidas individuais por meio do preenchimento correto do instrumento de coleta de dados.

Metodologia:

Estudo transversal com delineamento descritivo, abordagem quantitativa, do tipo analítico e correlação entre variáveis, realizado nas seguintes unidades Unidade de Terapia Intensiva Adulto 5º andar pós-cirúrgico, com 20 leitos; Unidade de Terapia Intensiva Adulto neurológica, com 10 leitos e Unidade de Terapia Intensiva Cardíaca, com 20 leitos, sendo 10 de especialidade clínica e 10 cirúrgica, de um hospital de ensino localizado numa cidade do interior do estado de São Paulo, por meio de checklist elaborado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, de acordo com o modelo exigido pela ANVISA e aplicado nas unidades por enfermeiros do serviço. Utilizado amostragem por conveniência de acordo com o período pré-estabelecido de abril a setembro de 2022 para a coleta dos dados, sem a realização de cálculo amostral.

Resultados:

Foram aplicados bundles em 552 pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva, sendo 168 na neurológica, 162 na cardiológica e 222 no pós-operatório geral. A maior taxa de Infecções por Corrente Sanguínea é na unidade pós-cirúrgica com 5,8%. Há uma adesão de maior conformidade nas três unidades (96,38%), por não haver sinais flogísticos na inserção do cateter. A menor adesão (79,35%) se deve ao curativo do cateter estar limpo, seco e bem aderido. Contudo, o bundle de manutenção atingiu um nível alto de conformidade para cada medida individualmente, porém o número de adesão total aos bundles ainda é menor do que o esperado, com uma média de 63,95%.

Conclusão:

Ficou comprovada a necessidade de investimentos em capacitações permanentes nessa temática, com foco nas fragilidades de cada setor, utilizando metodologias que apresentem resultados duradouros e legítimos, após observar que os profissionais de enfermagem não agem de acordo com as normas exigidas pela ANVISA para diminuição de ICR. Com isso, os resultados podem ser relevantes para mostrar à enfermagem que, na prática, as medidas simples quando adotadas de forma correta, diariamente, podem reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e, com isso, o tempo de internação, gastos hospitalares e morbimortalidade
Biblioteca responsável: BR206.1