Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Medida do equilíbrio de decisões para redução do peso corporal entre pessoas com sobrepeso ou obesidade: uma revisão sistemática / Measuring the balance of decisions to reduce body weight among overweight or obesity people: a systematic review

Santos, Sabrina Souza; Carvalho, Maria Cecília Ramos de; Duarte, Camila Kümmel; Jaime, Patrícia Constante; Lopes, Aline Cristine Souza.
Demetra (Rio J.) ; 18: 65401, 2023. ^etab, ^eilus
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-1531791
Introdução: Abordagens comportamentais têm contribuído para a efetividade do tratamento da obesidade. A avaliação do equilíbrio de decisões (ED) para redução de peso, isto é, o equilíbrio entre prós e contras da mudança de comportamento, é estratégica no tratamento, contribuindo para a pactuação de estratégias para o enfrentamento dos desafios. É necessário, porém, utilizar instrumentos válidos para mensurar o ED. Objetivo: Avaliar a qualidade de instrumentos de avaliação do ED para redução do peso corporal visando qualificar o cuidado da pessoa com obesidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Métodos: Realizou-se revisão sistemática da literatura sobre o desenvolvimento e a validação de instrumentos em sete bases de dados seguindo a metodologia Cosmin. Variações dos termos psicometria, obesidade e ED foram combinadas com operadores booleanos. Em duplicada e independentemente, duas pesquisadoras realizaram: extração de dados, avaliação da qualidade e síntese de evidências, sendo as divergências solucionadas por consenso. Esta revisão foi registrada na base internacional Prospero (CRD42020197797). Resultados: Identificaram-se cinco estudos, sendo que três realizaram a tradução e adaptação transcultural do mesmo instrumento. Todos os estudos apresentaram ED em duas dimensões (prós e contras), mas usaram métodos duvidosos ou inadequados, e a maioria apresentou evidências científicas de muito baixa qualidade. Conclusões: Os resultados não sustentaram o uso dos instrumentos existentes nem sua tradução e adaptação transcultural, sendo necessário o desenvolvimento de um novo instrumento. Este estudo, ao disponibilizar um instrumento válido para uso no SUS, poderá contribuir para qualificar o cuidado da pessoa com obesidade e deter o crescimento da obesidade no país.
Biblioteca responsável: BR1691.1