Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise de interações medicamentosas e alimentares em pacientes com AIDS em uso da TARV associada à terapia de resgate / Analysis of drug and food interactions in AIDS patients in use of ART associated with rescue therapy

Furini, Adriana Antônia da Cruz; Lima, Tiago Aparecido Maschio de; Rodrigues, Jean Francisco; Borges, Maristela Sanches Bertasso; Carmo, Everton Gonçalves Braga do; Cecchim, Marina Craice; Bitencourt, Tamires; Furini, Josiany Borges; Machado, Ricardo Luiz Dantas.
Rev. ciênc. farm. básica apl ; 36(3): 427-434, 01/07/2015. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-2571
A combinação de antirretrovirais da terapia de resgate na Síndrome da Imunodeficiência Adquirida aumenta os riscos de interações medicamentosas e alimentares. Este estudo teve como objetivo analisar o risco de interações medicamentosas e alimentares no uso da terapia antirretroviral com medicamentos do resgate por 40 pacientes com AIDS de um Hospital quaternário da região Noroeste paulista. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa, realizado no período entre 2012 e 2013. Os pacientes foram entrevistados através de questionário elaborado pela equipe multidisciplinar de saúde. As entrevistas foram realizadas pela equipe de farmacêuticos. As interações foram avaliadas por bases de dados informatizados. O esquema composto por darunavir, enfuvirtida, lamivudina, raltegravir e ritonavir foi o mais utilizado (32,5%) pelos pacientes. Os antirretrovirais que mais apresentaram risco de interações alimentares foram ritonavir, darunavir e tenofovir, em 31 (77,5%), 29 (72,5%) e 21 (52,5%) pacientes, respectivamente. Foram identificados 87 tipos de potenciais interações medicamentosas, e sete foram classificadas como de nível maior. Neste estudo todas as prescrições apresentaram riscos para interações medicamentosas e demonstraram a importância do monitoramento pela equipe multidisciplinar. Contudo, a maioria das interações medicamentosas foi benéfica, decorrentes da potencialização do efeito terapêutico em consequência do sinergismo entre os fármacos da terapia antirretroviral. A interação entre farmacêuticos e prescritores pode contribuir para a farmacoterapia racional e segura do paciente.
Biblioteca responsável: BR1851.9