Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Principais genótipos de papilomavírus humano em mulheres ribeirinhas na Amazônia brasileira / Main human papillomavirus genotypes in riparian women from the brazilian Amazon / Principales genotipos del virus de papiloma humano de mujeres ribereñas de la Amazonia brasileña

Pinheiro, Maria da Conceição Nascimento; Brito, Elza Baia de; Pinheiro, Dirce Nascimento; Borges, Bruna Emanuelle Sanches; Soares, Elisa Silva; Gomes, Jessica Antônia Nunes; Fuzii, Hellen Thais.
Rev. bras. promoç. saúde (Impr.) ; 29(1): 68-74, jan.-mar.2016. tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-827374

OBJETIVO:

Avaliar a distribuição dos principais genótipos do papilomavírus humano (HPV) oncogênicos em mulheres de áreas ribeirinhas e pesqueiras de diferentes regiões geográficas da Amazônia brasileira.

MÉTODOS:

Estudo transversal, realizado no período de 2013 a 2014. Participaram 516 ribeirinhas e pesqueiras maiores de 13 anos, inscritas no Programa de Prevenção do Câncer de Colo Uterino (PCCU) e submetidas à coleta de material cervicovaginal para o Teste Papanicolau, realizado in loco por médico membro da equipe de pesquisadores, pesquisa de DNA/HPV e genotipagem pela Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), realizados no Laboratório de Imunopatologia da Universidade Federal do Pará por pesquisadores da mesma equipe, além da coleta de informações como a idade e o tipo de atendimento, também coletados pelos pesquisadores. Todos os dados foram analisados através do Programa Biostat 5.0, considerando diferença significativa quando p<0,05.

RESULTADOS:

A média de idade das mulheres nas comunidades A e B foram, respectivamente, 40 e 39 anos, enquanto nas comunidades C, D e E foi de 37 anos. A prevalência da infecção pelo HPV variou de 7,6% a 29,2%. Dentre os tipos oncogênicos pesquisados, os mais freqüentes foram HPV52 (n=5; 5,15%), HPV35 (n=4; 4,12%) e HPV58 (n=3; 3,09%). Os principais tipos oncogênicos encontrados estão concentrados na região de Itaituba (comunidades A, B) e Bragança (comunidade E).

CONCLUSÃO:

Em todas as localidades estudadas foi encontrado um elevado percentual de infecção, cujo tipo de HPV não foi identificado entre os testados, destacando-se as comunidades C e D, com 100% dos casos
Biblioteca responsável: BR6.1