Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Primeiro encontro de Rhodnius domesticus Neiva e Pinto, 1923 (Hemiptera: Reduvidae) no município de Açucena, Minas Gerais, Brasil / First meeting of Rhodnius domesticus Neiva e Pinto, 1923 (Hemiptera: Reduvidae) in the municipality of Açucena, Minas Gerais, Brazil

Ferreira, Raquel Aparecida; Silva, Jane Duarte; Faria, Thessa Cristina Machado de; Lage, Daniela Leite; Barbosa, Silvia Emerlinda; Diotaiuti, Liléia Gonçalves.
Rev. patol. trop ; 43(3): 369-374, 2014. ilus, mapas
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-836285
Os triatomíneos são insetos vetores do Trypanosoma cruzi, protozoário causador da doença de Chagas. Em agosto de 2013, profissionais da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Minas Gerais, registraram a entrada de uma fêmea de triatomíneo que foi identificada como Rhodnius prolixus. O inseto era proveniente do intradomicílio de uma residência do povoado de Caeté, município de Açucena. Para confirmação da identificação, o exemplar foi encaminhado ao Laboratório de Referência em Triatomíneos e Epidemiologia da Doença de Chagas do Centro de Pesquisas René Rachou (CPqRR/FIOCRUZ). Na identificação do exemplar, utilizaram-se chaves taxonômicas e a morfologia externa da genitália feminina, o que permitiu identificá-lo como Rhodnius domesticus. Os caracteres diferenciais em relação às outras espécies de Rhodnius foram o tamanho de 15,5 mm, a cor parda-amarelada com partes em castanho escuro, a ausência de aspecto sarapintado, a cabeça curta e as patas não aneladas. Além disso, a genitália da fêmea, em vista dorsal, apresentava uma linha em forma de lua dividindo o nono e décimo segmentos e, em perspectiva ventral, o nono segmento terminava ligeiramente abaixo do décimo. O exemplar foi depositado na coleção de vetores da doença de Chagas (Fiocruz-COLVEC) do CPqRR/FIOCRUZ. Esta foi a primeira vez em que esta espécie foi identificada na região. É importante que o serviço de vigilância entomológica esteja atento à presença de triatomíneos raros e os identifique corretamente. As coleções entomológicas e os serviços de referência têm importante papel no sentido de assegurar um serviço de qualidade nas identificações.
Biblioteca responsável: BR15.1