Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Protocolo para prevenção de úlcera por pressão / Protocol for prevention of pressure ulcer

Stuque, Alyne Gonçalves; Sasaki, Vanessa Damiana Menis; Teles, André Aparecido da Silva; Santana, Mary Elizabeth de; Rabeh, Soraia Assad Nasbine; Sonobe, Helena Megumi.
Rev Rene (Online) ; 18(2): 272-282, Mar-Abr. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS, BBO, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-847170

Objetivo:

analisar as evidências científicas nacionais e internacionais para estabelecer recomendações na elaboração de protocolo de enfermagem para prevenção de úlcera por pressão.

Métodos:

revisão integrativa com busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, com descritores "úlcera por pressão", "protocolo" e "prevenção secundária", com amostra final de 21 artigos científicos.

Resultados:

amostra categorizada em dois temas "Protocolos" que recomenda especificidades sociodemográficas e clínicas com adoção de instrumento e escalas para dimensionar as lesões de pele e úlcera por pressão, além de intervenções de enfermagem; e "Estratégias de implementação do protocolo" que valoriza liderança dos enfermeiros, apoio da gestão, educação permanente, previsão e provisão de recursos humanos e materiais como fundamentais para a implantação.

Conclusão:

na elaboração de protocolo de prevenção de úlcera por pressão recomenda-se incluir aspectos clínicos e terapêuticos dos pacientes, assim como recursos materiais e humanos para a sua implantação.
Biblioteca responsável: BR6.1