Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Aptidão cardiorrespiratória de idosos saudáveis e com doença de Parkinson: um estudo comparativo / Cardiorespiratory fitness of healthy elderly patients with Parkinson's disease: a comparative study

Damasceno, Larissa Neves Batista; Trippo, Karen Valadares; Duarte, Gabrie Pereira; Santana, Michelly; Oliveira Filho, Jamary; Bernardes, Kionna; Ferraz, Daniel Dominguez.
Rev. bras. neurol ; 53(2): 27-31, abr.-jun. 2017. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-847822
Fundamento A expectativa de vida no Brasil aumentou significativamente nas últimas cinco décadas, elevando consideravelmente o número de idosos no país. A idade avançada é um fator de risco para o aparecimento de várias doenças crônicas, que junto com o envelhecimento podem causar alterações orgânicas e funcionais na vida do indivíduo, dentre elas estão as disfunções cardiorrespiratórias. Um exemplo é a Doença de Parkinson (DP), que é neurodegenerativa, atinge células dopaminérgicas da substância negra do mesencéfalo e causa alterações motoras e não motoras no paciente.

Objetivo:

Comparar o desempenho cardiorrespiratório de idosos saudáveis e com DP.

Métodos:

Trata-se de um estudo transversal analítico. Constituiu o Grupo Parkinson (GP) idosos com a DP em fase leve a moderada da doença (2,5 e 3 da classificação de Hoehn e Yahr). No Grupo Controle (GC), de comparação, participaram idosos saudáveis não praticantes de exercício físico. Ambos os grupos foram submetidos à avaliação da aptidão cardiorrespiratória através do Teste de caminhada de 6 minutos (TC6M).

Resultados:

Houve diferença significativa em relação à distância percorrida e a porcentagem da estimada dos grupos, onde o GC obteve maior resultado em ambos (p=0,006) e (p<0,001), respectivamente.

Conclusão:

Os pacientes com DP participantes do estudo apresentaram uma aptidão cardiorrespiratória significativamente menor quando comparado aos idosos saudáveis da mesma idade. (AU)
Biblioteca responsável: BR772
Localização: BR14.1