Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Qualidade dos dados do sistema de informação sobre acidentes de trabalho com exposição a material biológico no Brasil, 2010 a 2015 / Quality of the data in the information system for work accidents under exposure to biological materials in Brazil, 2010 to 2015

Gomes, Sâmea Cristina Santos; Caldas, Arlene de Jesus Mendes.
Rev. bras. med. trab ; 15(3): 200-208, jul.-set. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-859417

Contexto:

Os sistemas de informação em saúde possibilitam conhecer problemas dessa área e, muitas vezes, representam a única fonte de informação, tornando-se fundamental conhecer sua qualidade.

Objetivo:

Analisar a acessibilidade, a oportunidade e a completude como critérios da qualidade das informações do Sistema de Informação sobre Agravos de Notificação a respeito de Acidentes de Trabalho com Exposição a Material Biológico (SINAN-ATEMB), no período de 2010 a 2015.

Métodos:

Estudo observacional, descritivo, baseado em dados secundários do SINAN sobre ATEMB. O objeto de análise do estudo foi composto por todos os registros de ATEMB ocorridos nos 26 estados e no Distrito Federal no período de 1º de janeiro de 2010 a 31 de dezembro de 2015.

Resultados:

Foi constatado que as informações são acessíveis e oportunas, com defasagem do ano vigente em relação ao início do estudo. O SINAN-ATEMB apresentou elevado percentual de dados incompletos nas variáveis escolaridade, tempo de trabalho na ocupação, material orgânico, status sorológico do acidentado e do paciente-fonte, condutas adotadas, evolução do caso e emissão da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), levando a consideração de que não é possível o uso dessas variáveis em análises de fatores de risco.

Conclusão:

Conclui-se que, apesar da acessibilidade da base de dados e da relevância de suas variáveis, o SINANATEMB possui problemas de qualidade que apontam para a indiscutível necessidade de melhorias na completude de suas informações.
Biblioteca responsável: BR1.1