Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Atividade antifúngica do ácido maléico sobre Candida spp envolvidas com infecções da cavidade bucal / Antifungal activity of maleic acid against Candida spp associated with oral infections

Mota, Ana Carolina Loureiro Gama; Lima, Edeltrudes de Oliveira; Castro, Ricardo Dias de; Batista, André Ulisses Dantas.
Pesqui. bras. odontopediatria clín. integr ; 12(3): 357-361, out. 2012. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO | ID: biblio-874737

Objetivo:

Determinar in vitro a atividade antifúngica do ácido maléico, contido nos vinagres de maçã, através do estabelecimento da sua Concentração Inibitória Mínima (CIM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM).

Metodologia:

Trata-se de uma pesquisa laboratorial, experimental e que apresenta uma abordagem indutiva e observação direta intensiva. Utilizou-se vinagre de maçã Minhoto® com concentração inicial de ácido maléico de 4%. Foram testadas nos ensaios oitos cepas do gênero Candida, sendo cinco de Candida albicans e três de Candida tropicalis. A determinação da CIM foi feita pela técnica da microdiluição em Caldo Sabourand Dextrose, e, seqüencialmente, a CFM foi determinada, utilizando-se os princípios da mesma técnica.

Resultados:

Foi observada CIM do vinagre de maçã de 2.500 µg/mL para todas as cepas ensaiadas. Em relação à CFM, Candida tropicalis ATCC 13803 foi sensível a uma concentração de 10000 µg/mL, enquanto que Candida tropicalis 33 e Candida albicans LM 615 a 5000 µg/mL. Para as demais cepas foi observada CFM de 2.500 µg/mL. A nistatina apresentou CIM de 3,125 µg/mL para as oito cepas teste e valores de CFM variando entre 3,125 µg/mL e 12,5 µg/mL.

Conclusão:

Tendo em vista os resultados obtidos, o vinagre de maçã apresenta-se como agente fungicida e fungistático, o que nos fornece indicativos para avaliação deste quando em contato com bases de próteses dentárias e combate a infecções micóticas que acometem a cavidade bucal, havendo, ainda, a necessidade de realização de ensaios diversos a respeito do comportamento do vinagre de maçã em contato com o meio bucal e os materiais constituintes das próteses, a fim determinar a correta forma de utilização do mesmo para que se possa obter excelência de resultados.
Biblioteca responsável: BR1264.1
Localização: BR1264.1