Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Leucemia em adultos e proximidade de residências das linhas de alta tensão em Uberlândia: estudo do tipo caso-controle / Adult leukemia and proximity of residences to high-voltage lines in the city of Uberlândia: a case-control study

Matos, Maria Clara Nunes de; Oliveira, Alesca Prado de; Oliveira, Antônio Marcos Machado de; Pereira, Boscolli Barbosa.
J. Health Biol. Sci. (Online) ; 4(4): 227-233, out.-dez./2016. tab, ilus, mapas
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-876823

Introdução:

A relação entre doenças crônicas e poluição gerada por campos eletromagnéticos tem sido alvo de estudos nos últimos 37 anos e tem demonstrado a importância do ambiente como fator condicionante da saúde.

Objetivo:

avaliar a associação entre casos de leucemia e proximidade das residências em relação às linhas de alta tensão.

Métodos:

Trata-se de um estudo do tipo caso-controle com 1439 pacientes com leucemias (CID 10, C91-95), maiores de 18 anos, diagnosticados em Uberlândia MG, entre 1999-2015. Os controles foram pareados segundo a proximidade das residências em relação às linhas de alta tensão, idade e sexo.

Resultados:

Foi identificado risco aumentado de leucemia entre adultos que moram mais próximos às linhas de alta tensão, comparados àqueles que moram a mais de 200m. O maior risco foi encontrado para os que vivem até 50m da linha (OR=1,68; 95%IC=1,41-2,53). Foi observada a probabilidade de ocorrência de leucemia levando em consideração fatores de confundimento (sexo e idade), destacando-se maior chance entre indivíduos do sexo masculino, com mais de 60 anos e que residem até 50m da linha de transmissão (54,96%).

Conclusão:

Os resultados encontrados sugerem de forma consistente um efeito dose-resposta, evidenciando a possibilidade de aumento de risco de leucemia para indivíduos que residem mais próximo às redes de alta tensão. (AU)
Biblioteca responsável: BR1780.2