Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito Inibitório De Monoterpenos Frente A Klebsiella Pneumoniae Produtoras de ESBL / The Inhibitory Effect of Monoterpenes against ESBL-Producing Klebsiella pneumoniae

Pontes, Maria Alana Neres de; Lima, Dijaci Santos de; Gomes, Sávio Marcelino; Santos, Bernadete Helena Cavalcanti; Lima, Igara Oliveira.
Rev. bras. ciênc. saúde ; 22(1): 51-56, 2018. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-882098

Introdução:

Klebsiella pneumoniae é um bacilo Gram negativo membro da família Enterobacteriaceae, em que seus principais sítios de infecção se encontram no trato respiratório e urinário. Devido ao crescimento desenfreado da automedicação, vários microrganismos vem desenvolvendo mecanismos de resistência com maior frequência, desta forma tornando o tratamento cada vez difícil, sendo necessária a pesquisa de novas alternativas terapêuticas mais eficientes. Diversos produtos naturais têm sido estudados, a exemplo dos óleos essências e dos monoterpenos que vem apresentando ação bastante promissora frente aos microrganismos.

Objetivo:

Nessa perspectiva, este trabalho teve como objetivo avaliar a ação antibacteriana dos fitoconstituintes citral, citronelal e citronelol contra as cepas de K. pneumoniae produtora de betalactamase de amplo espectro (ESBL) e determinar a concentração inibitória mínima (CIM) destes monoterpenos.

Materiais e Métodos:

Foi realizada a técnica de microdiluição seriada a uma razão de dois, nas concentrações de 2048, 1024, 512, 256, 128, 64 a 32 µg/ mL , utilizando como meio de cultura o caldo Mueller Hinton, reservando a última coluna para o controle do crescimento microbiano, testando também a esterilidade do meio de cultura. Os experimentos foram realizados em triplicata e incubados na estufa a uma temperatura de 37 CÚ ± 2 CÚ, por um período de 24 horas, tendo como avaliação dos ensaios o método visual.

Resultados:

Através dos experimentos realizados, notouse que os fitoconstituintes citral, citronelal e citronelol não inibiram o crescimento das cepas de K. pneumonia nas condições e concentrações testadas.

Conclusão:

Os monoterpenos não apresentaram atividade antibacteriana contras cepas testadas. (AU)
Biblioteca responsável: BR8.1