Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O tratamento contínuo superior a cinco anos com ácido ursodesoxicólico gera benefícios na taxa de mortalidade e na taxa de transplantes em colangite biliar primária: revisão sistemática da literatura e metanálise / Continuous treatment with ursodeoxycholic acid over five years generates benefits in mortality rate and transplantation rate in primary biliary cholangitis: systematic review of the literature and meta-analysis

Júnior, Argemiro D'Oliveira; Menezes, Larissa Pires; Fahham, Lucas de Vasconcelos; Fernandes, Roberta Arinelli; Teich, Vanessa.
J. bras. econ. saúde (Impr.) ; 10(1): 45-55, Abr. 2018.
Artigo em Português | LILACS, ECOS | ID: biblio-884394

Objetivos:

A colangite biliar primária (CBP) é uma doença hepática colestática, autoimune, inflamatória e crônica que, quando não tratada, evolui para cirrose e eventualmente insuficiência hepática em um período de 10 a 20 anos. Este estudo teve como objetivo avaliar o impacto em longo prazo do tratamento com ácido ursodesoxicólico (AUDC) em pacientes com CBP.

Métodos:

Uma revisão sistemática da literatura foi conduzida até maio de 2017. Os desfechos incluíram sobrevida livre de transplante (SLT) ou morte, sobrevida global (SG), taxa de mortalidade, taxa de transplantes e a taxa combinada de mortes e transplantes. A análise dos dados foi realizada por meio de um modelo de efeitos aleatórios, utilizando-se o método de DerSimonian e Laird.

Resultados:

Doze estudos foram incluídos na metanálise. O tratamento com AUDC apresentou aumento do tempo de SLT no acompanhamento em longo prazo a partir do quinto ano de tratamento, com resultados estatisticamente significativos para os anos de 5 e 10 (p < 0,01). Os resultados da metanálise das taxas de mortalidade, transplante e taxa combinada de mortalidade e transplante mostraram-se não significativos para os três desfechos apresentados. A inclusão dos estudos de braço comparador teórico alterou de maneira significativa os resultados da análise principal, tornando os resultados estatisticamente significativos a partir do terceiro ano de acompanhamento.

Conclusões:

AUDC é eficaz no aumento da SLT ou morte, com resultados estatisticamente significativos em 5 e 10 anos, quando os pacientes são tratados de maneira crônica.
Biblioteca responsável: BR1925.9
Localização: BR600