Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalencia de infección por Trypanosoma cruzi en escolares de Salta y Chaco, Argentina / Seroprevalencia of Trypanosoma cruzi infection in school-age children from localities in Salta and Chaco, Argentina / Prevalência de infecção por Trypanosoma cruzi em crianças em idade escolar de Salta e Chaco, na Argentina

Sánchez Negrette, Olga; Zaidenberg, Mario; Monteros, María Concepción; Acevedo, Analía; Linares, Víctor; Freilij, Héctor.
Acta bioquím. clín. latinoam ; 51(4): 687-694, dic. 2017. graf, map, tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-886152
O objetivo do trabalho consistiu em identificar a soroprevalência da infecção por Trypanosoma cruzi em crianças em idade escolar em localidades das províncias de Salta e de Chaco. O trabalho foi realizado em 44 escolas da cidade de Salta, em paragens de San Carlos; em 10 escolas de La Unión e em 7 escolas de Taco Pozo. O mesmo tem um desenho de corte transversal. Tomada de amostra foi realizada por punção capilar com equipamentos Serokit e a confirmação dos casos soropositivos ou duvidoso por punção venosa e obtenção de soro, para realizar HAI e ELISA. Os casos soropositivos confirmados foram tratados com Benznidazole® durante 60 dias em doses de 5-7 mg/kg/dia. Para a análise estatística foram preparadas tabelas com frequências absolutas e relativas. Analisaram-se 17.884 crianças detectando 159 soropositivos, sendo a maior soroprevalência na cidade de La Unión e a menor na cidade de Salta. Aplicou-se o tratamento a 93 crianças, (71,54%) da cidade e na área rural se trataram todos os casos. A via de infecção vetorial foi a de maior predominância nas mães (64,47%). Conclui-se que embora a soroprevalência tenha sido menor na cidade de Salta do que nas áreas rurais, é necessário continuar com a vigilância.
Biblioteca responsável: AR1.1