Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Budgetary impact of diagnostic tests for visceral leishmaniasis in Brazil / Impacto orçamentário dos testes diagnósticos para leishmaniose visceral no Brasil / Impacto presupuestario de las pruebas diagnósticas para la leishmaniosis visceral en Brasil

Assis, Tália Santana Machado de; Azeredo-da-Silva, André Luís Ferreira de; Oliveira, Diana; Cota, Gláucia; Werneck, Guilherme Loureiro; Rabello, Ana.
Cad. Saúde Pública (Online) ; 33(12): e00142416, 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-889655
Resumo O estudo teve como objetivo estimar os custos financeiros da incorporação e/ou substituição dos testes diagnósticos para a leishmaniose visceral (LV) humana no Brasil. A análise foi realizada na perspectiva do Sistema Único de Saúde (SUS) ao longo de três anos. Foram avaliados seis testes diagnósticos reação de imunofluorescência indireta (RIFI), teste rápido IT LEISH, exame parasitológico de aspirado de medula óssea, teste de aglutinação direta DAT-LPC padronizado pelo Laboratório de Pesquisas Clínicas do Instituto René Rachou, Fundação Oswaldo Cruz, teste rápido Kalazar Detect e reação em cadeia da polimerase (PCR). Os parâmetros utilizados foram o número de casos suspeitos de LV notificados ao Ministério da Saúde em 2014 e o custo direto dos testes diagnósticos. Os custos do diagnóstico de casos suspeitos de LV ao longo de três anos usando o RIFI e DAT-LPC foram estimados em USD 280.979,91 e USD 121.371,48, respectivamente. De acordo com a análise, comparado ao uso do RIFI, a incorporação do DAT-LPC pelo SUS resultaria numa economia de USD 159.608,43. Com relação ao impacto dos testes rápidos, o uso do IT LEISH resultou em economia de USD 21.708,72 ao longo de três anos. Comparado ao exame parasitológico, o diagnóstico com PCR resultou em economia de USD 3.125.068,92 ao longo de três anos. Neste estudo, a substituição do RIFI pelo DAT-LPC mostrou ser financeiramente vantajosa. Além disso, a substituição do teste rápido Kalazar Detect com o IT LEISH em 2015 foi economicamente apropriada, e a substituição do exame parasitológico pela PCR está economicamente indicada.
Biblioteca responsável: BR1.1