Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Nintendo Wii training on postural balance and mobility rehabilitation of adults with Parkinson's disease: a systematic review / Treinamento com Nintendo Wii na reabilitação do equilíbrio postural e mobilidade de indivíduos com Doença de Parkinson: uma revisão sistemática

Ferraz, Daniel Dominguez; Trippo, Karen; Dominguez, Adriana; Santos, Adriana; Oliveira Filho, Jamary.
Fisioter. Mov. (Online) ; 30(supl.1): 383-393, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-892067
Resumo

Introdução:

A instabilidade Postural altera o controle do equilíbrio em pacientes com Doença de Parkinson (DP) e diminui o risco de quedas quando comparado a idosos saudáveis. Vídeo games com realidade virtual não imersiva tem sido utilizados no processo de reabilitação de desordens neurológicas.

Objetivo:

Avaliar a eficácia do videogame Nintendo Wii (NW) no tratamento do equilíbrio postural e mobilidade de pacientes adultos com DP em estágios I a III da escala de Hoehn & Yahr.

Métodos:

As seguintes bases de dados foram pesquisadas eletronicamente no período de março e junho 2016 MEDLINE, Biblioteca Cochrane, PEDro, Periódico CAPES, BIREME e bases de dados Lilacs, publicados até 03 de julho de 2016. A avaliação da qualidade metodológica foi realizada utilizando a Escala PEDro como referência.

Resultados:

12 estudos originais foram selecionados, mas apenas 3 eram ensaios clínicos randomizados (ECRs).

Conclusão:

Alguns dos estudos analisados sugerem que o NW pode proporcionar melhora no equilíbrio e na mobilidade de adultos com DP. Estes benefícios devem ser interpretados com cautela por causa da baixa qualidade metodológica dos estudos incluídos e da falta de avaliação comum dos efeitos do tratamento. Há pouca evidência para garantir a eficácia e apoiar a inclusão do tratamento com NW em pacientes com DP.
Biblioteca responsável: BR495.1