Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Primary care nurses' cognitive and attitudinal ability in leprosy control / Aptidões cognitivas e atitudinais do enfermeiro da atenção básica no controle da hanseníase / Aptitudes cognitivas y actitudinales del enfermero de la atención básica en el control de la hanseniasis

Pinheiro, Joselia de Jesus Garcia; Gomes, Sâmea Cristina Santos; Aquino, Dorlene Maria Cardoso de; Caldas, Arlene de Jesus Mendes.
Rev. baiana enferm ; 31(2): e17257, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-897467
Objetivo investigar as aptidões cognitivas e atitudinais dos enfermeiros da Atenção Básica para o controle da hanseníase. Método estudo descritivo quantitativo, realizado entre janeiro e dezembro de 2012, com 101 enfermeiros dos sete distritos sanitários de São Luís, Maranhão, Brasil. Utilizou-se um questionário estruturado com cinco categorias de respostas, ordenadas de acordo com a escala de Likert. Às respostas foram atribuídos escores que levaram à formação de um conceito (excelente; muito bom; bom; regular; ruim). Resultados consideraram-se capacitados 71,2%, porém 63,3% não se sentem aptos para desenvolver ações de prevenção de incapacidades e 83,1% seguiam o protocolo padronizado. Quanto às aptidões cognitivas e atitudinais, a maioria apresentou conceito muito bom (58,4% e 67,3%, respectivamente). Conclusão os enfermeiros, segundo a classificação adotada, possuem boas aptidões cognitivas e atitudinais. No entanto, as capacitações em hanseníase não atendem às reais necessidades de conduta desses profissionais nas ações de diagnóstico e tratamento do agravo.
Biblioteca responsável: BR342.1