Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Internações e óbitos por transtornos de condução e arritmias cardíacas no estado da bahia - brasil / Internaciones y defunciones por trastornos de conducción y arritmias cardíacas en el estado de bahia - brasil / Hospitalizations and deaths due to cardiac conduction disorders and arrhythmias in the state of bahia - brazil

Moura, Liliane Ferreira; Maltez, Angela Conceição Sena; Palmeira, Catia Suely; Gomes, Maria de Lourdes de Freitas.
Rev. baiana enferm ; 31(4): e21069, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-897507

Objetivo:

Descrever o perfil de internações hospitalares e dos óbitos por Transtornos de Condução e Arritmias Cardíacas na população no estado da Bahia — Brasil.

Métodos:

Estudo epidemiológico descritivo utilizando dados secundários disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde, correspondentes ao capítulo IX do Código/Classificação Internacional de Doenças-10. Foram utilizadas as variáveis sexo, raça/cor, faixa etária, regime e caráter de atendimento.

Resultados:

Entre janeiro 2010 e dezembro 2015 ocorreram 15.249 internações e 989 óbitos, dos quais destaca-se 52,8% notificações no sexo feminino, 35,9% de pessoas da raça/cor parda e faixa etária entre 60 e 79 anos com maior registro de casos, 44,9%. Observou-se maior número de internações e óbitos relacionados ao caráter de urgência, com 62,6%, e de internações no regime privado (53,4%) e de óbitos no público (75,7%).

Conclusão:

Os resultados sugerem que os Transtornos de Condução e Arritmias Cardíacas representam importante causa de internações e óbitos pela sua elevada frequência, sendo necessário reflexão sobre a qualidade da assistência e do registro desse agravo nos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR342.1