Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência de desvios posturais na coluna em escolares: revisão sistemática com metanálisemeta-analysis / Prevalence of postural deviations in the spine in schoolchildren: a systematic review with

Kasten, Ana Paula; Rosa, Bruna Nichele da; Schmit, Emanuelle Francine Detogni; Noll, Matias; Candotti, Cláudia Tarragô.
Rev. bras. crescimento desenvolv. hum ; 27(1): 99-108, 2017. graf, tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-898054

INTRODUÇÃO:

A Era da informação e da tecnologia tem causado grande impacto na vida dos cidadãos. As invenções de máquinas, de automóveis, da televisão e do computador, induziram os indivíduos a adotarem a postura corporal "sentada" a fim de se adaptar as novas necessidades tecnológicas.

OBJETIVO:

Estimar a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral de escolares brasileiros.

MÉTODO:

Foram realizadas buscas nas bases de dados EMBASE, LILACS, PubMed, SCOPUS, SciELO, Science Direct, e Web of Science, além de buscas manuais a fim de identificar estudos que avaliassem a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares brasileiros. Dois revisores independentes realizaram a seleção dos estudos, avaliaram a qualidade metodológica e o risco de viés dos estudos selecionados e extraíram os dados. Foi realizada a análise de homogeneidade interestudos e a qualidade do nível de evidência foi avaliada utilizando o sistema GRADE.

RESULTADOS:

Foram incluídos 29 estudos, dos quais foram extraídas as frequências de eventos positivos para as alterações na coluna cervical, torácica, lombar, bem como a frequência de escoliose entre os escolares. Mesmo realizando a metanálise separada por subgrupos de acordo com a região vertebral avaliada, o nível de heterogeneidade ficou a cima dos 90%, não sendo possível estipular a prevalência de alterações posturais na coluna vertebral em escolares brasileiros a partir da metanálise.

CONCLUSÃO:

Existe baixa força de evidência para se estabelecer um consenso acerca dos valores de prevalência de desvios posturais na coluna vertebral de escolares brasileiros.
Biblioteca responsável: BR67.1