Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cognitive changes in nurses working in intensive care units / Alteraciones cognitivas en enfermeros actuantes en unidades de terapia intensiva / Alterações cognitivas em enfermeiros que atuam em unidades de terapia intensiva

Machado, Daniel Aragão; Figueiredo, Nébia Maria Almeida de; Velasques, Luciane de Souza; Bento, Cleonice Alves de Melo; Machado, Wiliam César Alves; Vianna, Lúcia Alves Marques.
Rev. bras. enferm ; 71(1): 73-79, Jan.-Feb. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-898370
RESUMO Objetivo: Medir os níveis de estresse, ansiedade, depressão dos enfermeiros que atuam em UTI, relacionando-os com os níveis de atenção do antes e após jornada de 24 horas. Método: Estudo observacional analítico, de abordagem quantitativa, realizado com 18 enfermeiros submetidos a um inventário de estresse, ansiedade e depressão, avaliação dos níveis de atenção e funcionamento psicomotor. Resultados: 61% possuem estresse positivo. Depressão foi verificada em 33%; de ansiedade, em 99,9%. Forte correlação entre estresse e depressão (ρ=0,564 com p<0,05) e ansiedade (ρ=1 com p<0,05). Correlação fraca entre estresse e o tempo de execução da tarefa em M2 (ρ = 0,055) para o TMT A, fato que não ocorreu em M0 (ρ=-0,249). Conclusão: O estudo mostra que a carga trabalho dos enfermeiros que atuam em UTI, em turnos de 24 horas, está correlacionada com a elevação dos níveis de estresse, diminuição do processo de atenção e declínio psicomotor.
Biblioteca responsável: BR1.1