Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perspectivas e dilemas da enfermagem na pós-modernidade: dialogando com Zygmunt Bauman / Perspectivas y dilemas de la enfermería en la posmodernidad: dialogando con zygmunt bauman / Perspectives and dilemmas of nursing in post-modernity: dialogue with zygmunt bauman

Correa Júnior, Antonio Jorge Silva; Martins, Raisa Silva; Santana, Mary Elizabeth de.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min ; 7: 1-12, jul.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-908342

Objetivo:

refletir sobre temas cruciais do cuidar em saúde e da prática de enfermagem sob a lente do sociólogo Zygmunt Bauman e do paradigma pós-moderno descrito em suas obras.

Método:

estudo teórico-reflexivo baseado no fichamento de livros de autoriade Zygmunt Bauman, complementados com conclusões e formulações de outros estudos.

Resultados:

as temáticas examinadas foram o amor, amor-próprio, redes de apoio, desgaste dos laços humanos, atrição com sistemas de cuidado tradicionais, refugo humano, volatilidade das posições sociais, no mercado de trabalho e identidade. Seguindo uma linha de pensamento inteligível,foram desenvolvidas ao longo de três eixos de discussão “Dilemas da fragilidade dos laços humanos e breves paralelismos com o cuidar em saúde”; “Antigo dilema líquido dos refugados e dos sistemas de cuidado necessidade das teorias holísticas”; e “Regimede crise e dilemas na configuração teórico-sócio-identitária do trabalho de enfermagem”.

Conclusão:

Bauman analisa extensivamente e com pessimismo a pós-modernidade, reafirmando-a como desgastada em diversos âmbitos. O cuidar de enfermagem encontra incalculáveis barreiras diante da desvalorização dos vínculos, decerto valorizar, resgatando teorias holísticas de enfermagem, são os mecanismos para lutar contra tal contexto, culminando em uma árdua, fundamental e permanente configuração teórico-sócio-identitária da enfermagem na pós-modernidade.
Biblioteca responsável: BR1259.1