Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Corporeidade de adoecidos oncológicos em cuidados paliativos domiciliares: a vivência de familiares cuidadores / Corporeidad de enfermos de cáncer en cuidados paliativos en el hogar: la experiencia de los cuidadores familiares / Corporeality of oncological patients in palliative home care: the experience of family caregivers

Martins, Raisa Silva; Correa Júnior, Antonio Jorge Silva; Santana, Mary Elizabeth de; Santos, Lucialba Maria Silva dos.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(2): 423-431, abr.-jun. 2018. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - Enfermagem | ID: biblio-908460

Objetivo:

descrever a vivência de cuidadores no que concerne aos cuidados às dimensões do corpo de adoecidos em cuidados paliativos domiciliares.

Método:

Estudo do tipo descritivo com abordagem qualitativa por intermédio da Análise de Conteúdo de Bardin, realizado com cuidadores domiciliares com familiares cadastrados pelo Serviço de Atendimento Domiciliar de um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia. Resultados e Discussão A população estudada compreendeu 10 cuidadoras que recebiam visitas domiciliares. A partir da análise dos códigos e conteúdos das mensagens, foram categorizadas unidades dos discursos em dois eixos. São eles “Corporeidade Cuidados vivenciados que atendem as Necessidades Orgânicas” e “Corporeidade Cuidados Vivenciados que atendem as necessidades Psicoemocionais, Psicoespirituais e Ambientais”.

Conclusão:

o cuidado está compartimentalizado para os familiares que contrapõem os préstimos ao corpo social e préstimos ao corpo físico, recordando primeiramente do último.
Biblioteca responsável: BR1208.1