Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Desempenho da marcha e qualidade de vida nos sobreviventes de avc: um estudo transversal / Gait performance and quality of life in stroke survivors: a cross-sectional study

Marinho, Camila; Monteiro, Maiana; Santos, Luciana; Oliveira-Filho, Jamary; Pinto, Elen Beatriz.
Rev. Pesqui. Fisioter ; 8(1): 79-87, fev., 2018. ilus, tab
Artigo em Inglês, Português | LILACS | ID: biblio-912535

Introdução:

O acidente vascular cerebral é uma das principais causas de deficiências neurológicas no mundo, podendo levar a um amplo espectro de deficiências físicas, inclusive no desempenho da marcha. Essas anormalidades de marcha têm um impacto substancial nas atividades funcionais, no estilo de vida, bem como nas percepções do indivíduo sobre a funcionalidade da vida diária e bem-estar após o acidente vascular cerebral.

Objetivo:

Avaliar o desempenho da marcha, identificando quais os componentes da marcha associados à deterioração da qualidade de vida em sobreviventes de AVC.

Métodos:

Indivíduos com marcha independente após um acidente vascular cerebral, com ou sem o uso de ajudas para caminhar, como muletas ou bastões, foram incluídos no estudo. Os dados sócio-demográficos e clínicos foram gravados, em seguida, foram avaliados alguns testes, com o teste de caminhada de 6 minutos (TC6M), teste de caminhada de 10 metros (TC10M), Timed Up & Go (TUG) , Índice de Barthel modificado (IBM), National Institutes of Health Stroke Scale (NIHSS) e European Quality of Life - 5 dimensões (EQ-5D). Um modelo de regressão logística multivariada Stepwise avaliou preditores de qualidade de vida comprometida.

Resultados:

Foram incluídos 124 indivíduos com idade média de 66 anos e mediana de NIHSS de 3 pontos. A média de EQ-5D foi de 0,44 (DP 0,38) e 91 indivíduos (73%) tiveram qualidade de vida comprometida. Houve uma correlação positiva entre o TC6 e o EQ-5D (r = 0,48, p <0,001). O aumento da idade, capacidade funcional, TC6, TC 10MW, gravidade do AVC e sexo feminino foram associados com comprometimento da QV (p <0,05). Na análise multivariada, TC6M (aumento de OR 0,94 por 10m, p = 0,046), capacidade funcional (OR 0,66, p = 0,022) e idade (OR 0,54 por aumento de 10 anos, p = 0,002) estiveram associados com qualidade de vida comprometida.

Conclusão:

A distância percorrida no TC6M foi o aspecto de marcha mais forte associado independentemente com a qualidade de vida em indivíduos com moradia comunitária com marcha independente após um acidente vascular cerebral. [AU]
Biblioteca responsável: BR1337.9