Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação in vitro de diferentes métodos de análises de fungitoxicidade de óleos essenciais / Evaluation in vitro of different methods of analysis fungitoxicity of essential oils

Sarmento-Brum, Rúbia Borges Cruz; Santos, Gil Rodrigues dos; Castro, Henrique Guilhon de; Gonçalves, Clebson Gomes; Cardon, Carlos Henrique; Leão, Evelynne Urzêdo; Sarmento, Renato de Almeida.
Biosci. j. (Online) ; 29(3): 623-626, may/june 2013.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-914595
Os problemas ambientais causados por fungicidas sintéticos têm elevado as buscas por métodos alternativos de controle de doenças de plantas. Objetivou-se avaliar o efeito do óleo essencial de capim citronela, sobre o fungo Rhizoctonia solani, em diferentes métodos de avaliação de fungitoxicidade in vitro. Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial com quatro repetições, onde os fatores foram compostos por quatro métodos de avaliação da fungitoxicidade in vitro do óleo essencial (óleo essencial diluído em Tween 80 (0,5%) e incorporado ao meio de cultura BDA (batata, dextrose e ágar) ainda fundente; óleo essencial diluído em Tween 80 (0,5%) e distribuído na superfície do BDA; óleo essencial diluído em Tween 80 (0,5%) e distribuído em papel filtro fixado na superfície interna da tampa da placa de Petri; óleo essencial puro e distribuído na superfície do meio de cultura; e testemunha) e por cinco épocas de avaliação (2, 4, 6, 8 e 10 dias de incubação). Foram utilizados 0,25µL mL-1 do óleo do capim citronela em todos os tratamentos. Dos tratamentos avaliados o uso do óleo puro distribuído na superfície do meio de cultura foi mais eficiente na redução do diâmetro micelial em todas as avaliações. Neste método a taxa de crescimento micelial foi de 9, 02 mm dia-1, atingindo na última época de avaliação 79,77 mm.
Biblioteca responsável: BR396.4