Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeito da adubação mineral na produção de biomassa e no teor e composição do óleo essencial do capim-citronela / Effect of mineral fertilization on the production of biomass and the content and composition of the essential oil of grass citronella

Seixas, Paula Tatiana Lopes; Castro, Henrique Guilhon de; Cardoso, Dione Pereira; Chagas Júnior, Aloísio Freitas; Nascimento, Ildon Rodrigues do; Barbosa, Luiz Claudio de Almeida.
Biosci. j. (Online) ; 29(4): 852-858, july/aug. 2013. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-914690
Este trabalho teve por objetivos avaliar o efeito de quatro doses de adubo mineral na produção de biomassa, no teor e na composição do óleo essencial do capim-citronela (Cymbopogon nardus) em cinco épocas de colheita. Na avaliação da produção de biomassa do capim-citronela foi adotado o delineamento experimental em blocos casualizados, em esquema de parcela subdividida, com cinco repetições. As parcelas foram constituídas por quatro doses de adubo mineral com fertilizantes NPK (0, 50, 100 e 150% da dose recomendada); a recomendação de adubação mineral foi de 100 kg ha-1 P205, 40 hg ha-1 K2O e 50 kg ha-1 N fornecidos por superfosfato simples, cloreto de potássio e sulfato de amônio respectivamente; as subparcelas por cinco épocas de avaliação (60, 88, 116, 144 e 172 dias após o transplante). O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação e a identificação dos compostos do óleo essencial por CG/EM. A adubação mineral de 150 % da dose recomendada propiciou as maiores taxas de crescimento em todas as variáveis analisadas. Os maiores teores de óleo essencial foram obtidos nas doses de 100% (1,59%) e 150% de NPK (1,67%). Foram identificados dez compostos químicos no óleo essencial do capim-citronela, entre monoterpenos e sesquiterpenos. Os compostos majoritários do óleo essencial foram o citronelal, o geraniol e o elemol. O teor e a composição do óleo essencial do capim-citronela variaram conforme a dose de adubo mineral utilizado.
Biblioteca responsável: BR396.4