Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Reação de genótipos de batata-doce a nematóides de galhas em condições de temperatura elevada / Reaction of genotypes of the sweet potato to nematode galls in high temperature conditions

Chaves, Prínscilla Pâmela Nunes; Santos, Gil Rodrigues dos; Silveira, Márcio Antônio da; Gomes, Luíz Antônio Augusto; Momenté, Valéria Gomes; Nascimento, Ildon Rodrigues.
Biosci. j. (Online) ; 29(6): 1869-1877, nov./dec. 2013. tab, graf
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-948426
O objetivo do trabalho foi avaliar a reação de genótipos de batata-doce oriundos de sementes botânicas quanto a nematóides de galhas (M. incognita raça 2 e M. javanica) em condições de temperatura elevada. Para cada espécie de nematóides, foi instalado um experimento utilizando o delineamento experimental inteiramente casualizado com três repetições. Foram avaliados 25 genótipos dos quais 20 são famílias de meios-irmãos (oriundo de um campo de policruzamento); cinco cultivares (Amanda, Ana Clara, Bárbara, Duda e Marcela) e a cultivar de tomate Santa Clara, suscetível aos nematóides. A classificação da resistência foi feita pelo Índice de Reprodução (IR%), no período mais quente do ano (janeiro/fevereiro), sobre condições temperatura média do solo de 26 ºC na região Sul do Estado do Tocantins. Avaliou-se também o número médio de galhas por sistema radicular, tamanho médio das galhas e posicionamento das galhas. Em condição de temperatura elevada, a espécie M. javanica foi mais agressiva do que M. incognita raça 2, originando galhas em maior número e de maior tamanho, principalmente nas raízes secundárias. Os genótipos BDFMI-16, BDFMI-78, Bárbara e Marcela são resistentes a M. incognita raça 2. Para o isolado M. javanica, o genótipo BDFMI-04 e BDFMI-16 e as cultivares Amanda e Duda são classificados como muito resistentes. O genótipo BDFMI-16 resistente a M. incognita raça 2 e M. javanica é promissor para uso no Estado do Tocantins ou então compor programas de melhoramento cujo objetivo é desenvolver genótipos resistentes às duas espécies de nematóides.
Biblioteca responsável: BR396.1