Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The effects of functional training and stationary cycling on respiratory function of elderly with Parkinson disease: a pilot study / Os efeitos do treino funcional e da bicicleta estacionária na função respiratória de idosos com Doença de Parkinson: um estudo piloto

Silveira, Raíssa Almeida da; Trippo, Karen Valadares; Duarte, Gabriel Pereira; Gomes Neto, Mansueto; Oliveira Filho, Jamary; Ferraz, Daniel Dominguez.
Fisioter. Mov. (Online) ; 31: e003119, 2018. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-953576
Resumo

Introdução:

Mudanças na função respiratória em pacientes com Doença de Parkinson (DP) contribuem para a pneumonia aspirativa, principal causa de mortalidade nessa população.

Objetivo:

Comparar os efeitos do treino funcional e do exercício em bicicleta estacionária na função respiratória de idosos com Doença de Parkinson (DP).

Métodos:

20 participantes foram randomizados em 2 grupos. O grupo experimental (GE) (n = 10) realizou exercício em bicicleta estacionária e o grupo controle (GC) (n = 10) realizou o treino funcional. Um pesquisador cegado avaliou a pressão inspiratória máxima (PIM), a pressão expiratória máxima (PEM), a amplitude toracoabdominal, a capacidade vital forçada (CVF) e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) antes e após as intervenções.

Resultados:

Ambos os grupos não melhoraram significativamente a função respiratória. Apenas o GC melhorou de forma significante a CVF (p = 0.01). Nenhuma diferença foi encontrada entre os grupos.

Conclusão:

Programas de exercício com duração de 8 semanas não são capazes de melhorar a função respiratória de idosos com DP nos estágios 2 a 3 de Hoehn & Yahr. Ambos grupos que realizaram o treino funcional e exercício em bicicleta estacionária não melhora a função respiratória de idosos com DP.
Biblioteca responsável: BR495.1