Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Preverbal visual photo screening Project implementation in Portugal / Implementação de projeto de foto rastreio visual pré-verbal em Portugal

Carneiro, Inês; Dias, David; Casal, Inês; Maia, Sofia; Miranda, Vasco; Parreira, Ricardo; Menéres, Pedro.
Rev. bras. oftalmol ; 77(3): 133-136, May-June 2018. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-959079
Resumo

Objetivo:

Apresentação da implementação de um projeto de rastreio de fatores de risco de ambliopia, numa população alargada portuguesa.

Métodos:

dois centros de referência foram selecionados para avaliar todas as crianças de 2 anos, na sua área de referenciação direta. Para o foto rastreio foi utilizado o PlusOptix ® A09. Nesta idade, os valores definidos para referenciação foram ≥1 Dioptria (D) de anosimetropia, ≥1.5 D de astigmatismo, ≥2 D de miopia e ≥1.5 D de hipermetropia. Os resultados foram reportados a uma plataforma de leitura que permitiu ao oftalmologista ver todos os exames e providenciar uma consulta oportuna com uma avaliação oftalmológica completa para aqueles que precisavam.

Resultados:

Foram realizados 2867 foto rastreios na população elegível para ambos os centros de referência, perfazendo uma taxa de cobertura de 55%. Das 2611 crianças sob uma área de referência, 53% (n = 1395) aderiram ao rastreio. Dentro desse grupo, 17,5% (n = 245) foram referenciadas e 15,3% (n = 214) consultas foram realizadas. Verificou-se uma forte correlação entre a refração do PlusOptix® e a refração cicloplégica. Das 214 crianças observadas em consulta, foram prescritos óculos em 25,7% (n = 55), correspondendo a 3,9% de todas as crianças sob uma área de referência. Este método de triagem mostrou um valor preditivo positivo de 58,4%.

Conclusão:

Este programa de rastreio pode ser altamente relevante para erradicar a ambliopia não tratada na nossa população. Os resultados podem levar à implementação deste projeto em todo o país.
Biblioteca responsável: BR1.2