Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Leptospirosis in Latin America: exploring the first set of regional data / La leptospirosis en América Latina: exploración del primer conjunto de datos regionales / Leptospirose na América Latina: avaliação do primeiro conjunto de dados regionais

Schneider, Maria Cristina; Leonel, Deise Galan; Hamrick, Patricia Najera; Caldas, Eduardo Pacheco de; Velásquez, Reina Teresa; Paez, Fernando Antonio Mendigaña; Arrebato, Jusayma Caridad González; Gerger, Andrea; Pereira, Martha Maria; Aldighieri, Sylvain.
Rev. panam. salud pública ; 41: e81, 2017. graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-961703
RESUMO Objetivos Demonstrar a importância dos sistemas nacionais de vigilância para a leptospirose e seu uso na análise epidemiológica preliminar, além de gerar perguntas de pesquisa para futuros estudos mais aprofundados sobre a doença. Métodos Em 2015, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) incluiu, pela primeira vez, casos humanos de leptospirose em sua Iniciativa Regional de Dados Básicos de Saúde, uma base de dados de acesso aberto que coleta indicadores de saúde anuais nos países e territórios das Américas. Utilizamos estas novas informações para analisar os casos de leptospirose por país e por sexo e calcular as taxas de incidência acumuladas. A apresentação dos dados é facilitada pelo uso de mapas. Para complementar esta revisão geral da leptospirose nas Américas, apresentamos descrições mais detalhadas da situação epidemiológica e dos programas de vigilância de quatro países selecionados (Brasil, Colômbia, Cuba e Honduras). Resultados Neste primeiro ano em que a OPAS solicitou dados sobre a leptospirose, 38 dos 49 países e territórios das Américas (77,6%) apresentaram informações. Destes 38, 28 (73,7%) notificaram a presença de casos humanos; em sua maioria, os que não apresentaram nenhum caso foram territórios do Caribe. Dentre os 28, foi registrado um total de 10.702 casos humanos. O maior número de casos na América Latina foi observado no Brasil (40,2%), Peru (23,6%), Colômbia (8,8%) e Equador (7,2%). A taxa de incidência acumulada para a América Latina foi estimada em 2,0 por 100.000 habitantes. Em média, 65,1% dos casos foram em homens. Conclusões Este estudo demonstra que muitos países da América Latina estão fazendo esforços para estabelecer fortes sistemas de vigilância e programas contra a leptospirose. O estudo também revela a importância da existência de sistemas de vigilância para a leptospirose e demonstra que as informações geradas podem ser usadas para a tomada de decisões baseadas em evidências científicas para a leptospirose.
Biblioteca responsável: BR1.1