Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Antifungal effect of 7-hydroxycitronellal against C. Tropicalis strains: an in vitro approach / Efeito antifúngico do 7-hidroxicitronelal contra cepas de C. Tropicalis: uma abordagem in vitro

Oliveira Filho, Abrahão Alves; Oliveira, Heloísa Mara Batista Fernandes de; Medeiros, Cássio Ilan Soares; Pessôa, Hilzeth de Luna Freire; Siqueira Júnior, José Pinto de; Lima, Edeltrudes de Oliveira.
Biosci. j. (Online) ; 33(1): 204-208, jan./feb. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-965892
Os fungos do gênero Candida tem um papel relevante no aparecimento de infecções orais e são cada vez mais frequentes os casos de infecções por cepas não-albicans. Diante deste contexto e da necessidade de novas alternativas para a terapia antimicrobiana, o monoterpeno [7-hidroxicitronelal] (7-HO) foi avaliado pelos seus efeitos antifúngicos. Para a obtenção dos valores da CIM e da CFM foi utilizado o método da microdiluição em caldo. A CIM e a CFM deste monoterpeno para 60% das cepas testadas foram de 256µg/mL e 512µg/mL respectivamente. Além disso, o antifúngico padrão nistatina (100UI/mL) foi utilizado como controle positivo para inibir o crescimento fúngico. Por tanto, foram utilizadas 4 cepas clínicas da espécie tropicalis (LM 06, LM 14, LM 31 e LM 36) e uma cepa padrão (C. tropicalis ATCC 13803), oriundas da Micoteca do Laboratório de Micologia (LM) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os resultados obtidos neste estudo mostraram atividade fungicida do composto (7-OH) contra as cepas de C. tropicalis.
Biblioteca responsável: BR396.1