Your browser doesn't support javascript.

BVS IEC

Instituto Evandro Chagas

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cuidados paliativos pediátricos: análise de estudos de enfermagem / Pediatric palliative care: analysis of nursing studies

Souza, Thaís Cristina Flexa; Correa Júnior, Antonio Jorge Silva; Santana, Mary Elizabeth de; Carvalho, Jacira Nunes.
Rev. enferm. UFPE on line ; 12(5): 1409-1421, maio 2018. ilus, graf, tab
Artigo em Português | BDENF - Enfermagem | ID: biblio-980884

Objetivo:

analisar as evidências científicas acerca dos cuidados paliativos pediátricos.

Método:

estudo bibliométrico de publicações brasileiras realizado com 23 artigos disponíveis on-line, no período de 2012 a 2016 nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF, analisados pela estatística descritiva simples em figuras e posteriormente segundo a análise de conteúdo.

Resultados:

os artigos encontrados estão em revistas B1 e B2 majoritariamente, com publicações no ano de 2014. Os sujeitos mais estudados foram enfermeiros e equipe de enfermagem e os descritores mais indexados cuidados paliativos, criança, enfermagem oncológica, enfermagem, saúde da criança e neoplasias. A totalidade referiu-se a oncologia e as evidências para o suporte humanístico assistência ao cuidador, controle da dor oncológica, engendrar cuidados com vista em atividades lúdicas e manter comunicação eficaz com a equipe, criança e família.

Conclusão:

a análise mostrou uma literatura focada na oncologia e assistência ao cuidador, revelando ainda baixa publicação de outras condições crônicas na pediatria. Os temas que podem contribuir para o avanço da enfermagem em estudos posteriores são ampliações de planos de cuidados para sintomas específicos; pesquisas sobre a administração e gestão; tipificações e o conteúdo da comunicação na internação; e complexidade da rede de atendimento hospitalar e domiciliar.(AU)
Biblioteca responsável: BR9.1